top of page
  • Foto do escritorPrefiro Consórcio

Qual consórcio contempla mais rápido no Brasil?



O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra que vem atraindo o interesse de muitas pessoas nos últimos anos. Entretanto, não é difícil encontrar pessoas que não sabem exatamente como ele funciona. E, muitas vezes, de maneira equivocada, acham que ele é muito burocrático! 


Ao adquirir uma cota de consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo. A partir disso, todos os cotistas pagam parcelas mensais, cujo objetivo é adquirir ao menos um desses bens. A cada mês, um sorteio é realizado para decidir quem será contemplado  além disso, também é possível obter o seu crédito através da oferta de lances.


Ao participar de um consórcio, os sorteios e a definição da oferta de lances  que será contemplada acontecem durante as assembleias mensais. Ao ser contemplado, o consorciado precisa de apenas mais algumas simples etapas para finalmente ter o crédito para comprar o bem que tanto deseja conquistar em mãos. Veja como a PREFIRO ajuda você a ser contemplado mais rápido:


Sem taxas e sem pegadinha





A ideia é boa e não tem nenhuma pegadinha. Para quem quer comprar um imóvel, seja casa, terreno, apartamento, casa de campo ou praia, uma sala comercial, um galpão ou até mesmo construir ou reformar. Para quem quer um carro zero ou usado. E até para quem quer contratar um serviço e, entenda como serviço uma viagem, uma cirurgia plástica, o pagamento da faculdade ou de um intercâmbio, a realização de uma festa de casamento, e tantas outras coisas que você nem imagina.


Existem dois principais fatores que vão influenciar diretamente no tempo que você demora para contemplar a sua cota. O primeiro deles é o tipo de grupo que você está. Basicamente, existem 3 principais: os grupos novos, os grupos em andamento e os grupos antigos.

 

Qual é a diferença entre eles...


Os grupos novos tem como característica as médias de lances altas e parcelas baixas. Eu gosto de comparar um grupo novo com uma corrida de 100 metros. Quando você entra em um grupo desses, nas primeiras assembleias, todo mundo sai a milhão.


Aquelas pessoas que já tem um certo capital maior, ofertam lances altos; o que faz as médias de lances subirem. Só que em compensação, a parcela que você paga todo mês ela é baixinha, já que grupos mais novos tem prazos maiores, você consegue fazer o seu consórcio em 80, 100, 120 meses.


Ou seja, você consegue dividir a sua dívida em muitos meses – o que faz com que as parcelas fiquem bem baixas. O próximo tipo de grupo é o grupo “em andamento”. Aqui as coisas já são mais equilibradas, já é um grupo meio termo. Ele já rodou mais de 40% do período do seu consórcio.

 

Então, quando você vai dividir o seu saldo devedor da sua carta de crédito, você não consegue dividir pelo período do grupo todo. Você acaba dividindo apenas pelos 60% restantes. Nesse caso, a sua parcela se comparada a de um grupo novo será maior. Porém, as médias de lance vão cair também, já que as pessoas que precisavam ser contempladas com mais urgência e tinham lances maiores, já ofertaram esses lances e foram contempladas. O que leva as médias de lances a caírem.

Por último, temos os grupos mais antigos, os grupos em fases terminais.

Ele é o contrário do grupo novo. Aqui a comparação é com uma maratona, se você já assistiu alguma ou já participou, você sabe que ninguém sai correndo assim que soa a largada.

 

Então, nesse grupo, os lances são bem baixos. Eu já vi muita gente contemplar apenas com lance embutido ou ofertando um valor bem simbólico.

Mas aqui você terá que aguentar uma parcela maior, já que o prazo desses grupos é muito pequeno. Você terá que dividir a sua dívida em poucos meses.

O interessante é que isso também vale quando falamos de contemplação via sorteio. Já que em grupos mais antigos, a sua chance de ser sorteado também é mais alta do que em grupos mais novos. Visto que muitos dos participantes já foram contemplados, logo, a concorrência acaba sendo bem menor.


Por isso, mesmo que você esteja se planejando para ser contemplado apenas via sorteio, saiba que as suas chances em um grupo mais antigo também são maiores.

Agora, outro fator que vai influenciar diretamente na velocidade da sua contemplação é o tamanho do seu grupo. Veja que a gente só falou do tempo de vida dele, mas o tamanho do grupo é outro fator que vai influenciar no tempo que você demora para contemplar.

 


Comments


bottom of page