top of page
Foto do escritorPrefiro Consórcio

Alavancagem patrimonial traz crescimento do uso de consórcio



O sistema de consórcios é um setor que vem batendo recordes de crescimento. Só no ano passado, foram liberados R$ 316 bilhões por meio deste mercado, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), com 10.2 milhões de participantes ativos. Por muito tempo, o sistema ficou conhecido principalmente pela aquisição de automóveis, motocicletas e por atender a outras demandas de crédito da classe C. No entanto, pessoas jurídicas estão utilizando o sistema de consórcios de diversas maneiras, incluindo alavancagem patrimonial.


A alavancagem patrimonial é uma estratégia financeira que envolve o uso de recursos entre pessoas físicas e jurídicas para ampliar rendas passiva e ativa. O processo pode ocorrer legalmente, desde que sejam seguidas as regras da Lei do Consórcio e regimento interno da administradora. Funciona da seguinte forma: a pessoa física (cedente) possui um bem em seu nome pessoal. Ela aliena o bem à administradora de consórcios e a pessoa jurídica (consorciado) realiza a contratação do serviço. O crédito, quando contemplado, é transferido para a pessoa física e o bem para a jurídica (ou vice-versa). Dessa forma, o empresário consegue aumentar seu patrimônio sem a necessidade de desembolsar o valor total do bem de uma só vez.Segundo nosso CEO Danilo Silva, o consórcio traz a possibilidade de diversificação, diminuindo o risco em várias cartas de crédito, com possibilidade de revenda das cartas contempladas. “Caso seja contemplando, conseguindo uma alavancagem financeira de 5 até 10 vezes o valor pago. O melhor de tudo é que na contemplação, a compra de imóveis novos é possível colocar esses imóveis para locação aonde o próprio inquilino paga o valor da parcela do consórcio que é muito menor que a maioria dos alugueis de mercado”.


Ao contrário do financiamento, em que os juros são cobrados por ano, as taxas do consórcio são definidas pelo período de parcelamento.


Uma vantagem muito importante é a oportunidade de diversificar os investimentos da empresa. Em vez de concentrar todos os recursos em um único ativo, as empresas podem participar de vários consórcios simultaneamente, adquirindo diferentes tipos de bens. Isso reduz o risco financeiro e aumenta a resiliência do negócio, especialmente em momentos de incerteza econômica.

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page